Projeto de Farmácia da Ufop é destaque no Bem Estar Global

Publicado por Luisa Campos em 01 de Agosto de 2018, 11:50

Evento aconteceu no último dia 20 de julho em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte

 

A cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu no último dia 20 de julho, o programa Bem Estar Global. Promovido pela Rede Globo, em parceria com o Sesi, o evento reuniu moradores e farmacêuticos  para oferta de serviços gratuitos em busca de prevenção, esclarecimento e cuidados com a saúde. 

Organizado no Ginásio Poliesportivo de Betim, o Bem Estar Global recebeu o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que organizou a Tenda da Farmácia, em correalização com o Conselho Regional de Farmácia. A população teve a oportunidade de entender a importância do profissional farmacêutico na promoção e recuperação de saúde, atuando em 135 especialidades diferentes. A Tenda teve destaque ao vivo no jornal MG TV 2ª edição, com entrevista de Josélia Frade, coordenadora do Bem Estar Global, e de Cláudia Carneiro, professora do curso de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e coordenadora do Grupo Âmbar (Ufop). 

Além da oportunidade de esclarecer dúvidas e colher informações relacionadas à saúde com os farmacêuticos, a população também recebeu folhetos informativos e, de acordo com a necessidade, foram encaminhados para diagnósticos e continuação de atendimentos na rede pública de saúde. Nos exames de Papanicolau, utilizado na prevenção de câncer de colo de útero, a análise citológica do material será feita pelos profissionais do Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac), da Ufop. A coordenadora do Âmbar e professora da Ufop destacou a importância do exame aberto à população “Tomara que não encontremos nenhuma paciente com lesão já instalada, mas esperamos, sobretudo, detectar as lesões em estágio inicial para que essa mulher tenha chance de se tratar o mais rápido possível e se curar dessa grave doença, que é plenamente evitável”. 

Os exames serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Betim e, se necessário, pacientes serão encaminhadas aos tratamentos na Unidade Básica de Saúde.  “Essa parceria com a Prefeitura foi fundamental, porque o Papanicolau é um exame de rastreio, ele identifica mulheres que potencialmente têm alguma alteração que pode levar ao desenvolvimento do câncer do colo do útero”, reiterou a professora Cláudia.

Mais notícias

Parceiros