Congonhas também é selecionada para receber um Hub de Inovação

Publicado por Rafaela Rissoli em 27 de Fevereiro de 2018, 12:28
Última atualização em 28 de Fevereiro de 2018, 15:44

Fotografia e edição: Rafaela Rissoli

O que é Hub de Inovação?

Hub de Inovação é um espaço físico que integra uma área de coworking, com mesas, cadeiras e computadores para que as pessoas possam trabalhar em conjunto. Oferece ensino a distância (EAD), com tutorias e monitorias. Além de um laboratório de prototipagem chamado FABLAB, altamente moderno, com impressora 3D, cortadora a laser e fresadora, por exemplo. São equipamentos de ponta, que permitem pessoas levarem seus projetos e executá-los, desde calçados à produtos de tecnologia avançada, para criar novos negócios. Com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), atuação do desenvolvimento de pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a FEOP possui um projeto de Hubs de Inovação e o tem implantado com parceria de diversas cidades e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).


Na última quinta-feira, 22, a FEOP se reuniu em Congonhas com o Prefeito Zelinho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Christian Souza, a Assessora de Coordenação Governamental, Marta Bacharel e Eduardo Marçal, Diretor de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios. A pauta discutiu os próximos passos de Congonhas ter sido selecionada pelo Governo do Estado, através do programa Minas Digital para receber um Hub de Inovação que irá contribuir para o desenvolvimento de diversos empreendedores da cidade e da economia local. A Prefeitura disponibilizou um prédio para a instalação do Hub de Inovação como forma de incentivar a inovação e respectivas pessoas interessadas em expandir seus projetos.

“É um prazer receber a FEOP para o desenvolvimento da tecnologia, porque hoje as pessoas ou cidades que não avançarem nessa área, vão ficar para trás. A todo momento a gente vê as inovações em todas as áreas e a gente pode imaginar o que vai ser o mundo daqui a cinco/dez anos: a inovação é muito importante, principalmente hoje, dentro das escolas, das comunidades”, revela Prefeito Zelinho.

O Presidente da FEOP, Ricardo Rabelo, completa dizendo que apostar na inovação é uma vocação nova que está surgindo.

“Estamos trabalhando em várias frentes ligadas a inovação e tecnologia para modernizar a economia da nossa cidade. A instalação do HUB Digital é um passo importante nesse processo. Com isso vamos gerar oportunidades novas, principalmente para nossos jovens. Mas mais novidades vêm aí pela frente”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Christian Souza Costa.

Mais notícias

Parceiros