Fórum das Letras 2017 leva a poesia de Drummond às ruas de Ouro Preto

Publicado por Mariana Brito em 28 de Novembro de 2017, 15:40
Última atualização em 28 de Novembro de 2017, 15:47

Fotos: Mariana Brito e Samuel Cosentino

A última semana foi marcada pelo 13º Fórum das Letras de Ouro Preto. A edição deste ano teve como tema “Sentimento do Mundo” e marcou os 115 anos do nascimento e 30 anos da morte do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade.

Com programação inteiramente gratuita, os oito dias do evento contaram com debates, lançamentos de livros, sarau, espetáculos e exibições de filmes, e pela primeira vez atividades também foram desenvolvidas na cidade de Mariana. Passaram pelo Fórum autores e poetas renomados, jornalistas, estudantes e amantes da língua portuguesa, para falar sobre assuntos que vão desde as poesias de Drummond até o mercado editorial e a apuração jornalística.

O Fórum das Letras 2017 teve como objetivo promover o diálogo entre autor e público participante, além da valorização da identidade e da diversidade na literatura de países de língua portuguesa. "A produção literária intelectual brasileira se ampliou demais nos últimos anos, mas estamos vivendo um momento muito adverso, de uma desatenção brutal à cultura no Brasil. É preciso que a sociedade reaja, recolocando as necessidades culturais em primeiro plano no próximo governo. É preciso dar livros para as escolas, criar mecanismos e subsídios governamentais para a redução do preço do livro, fazer circular os autores de literatura brasileira para o país, criar novas possibilidades para que a literatura volte a ter um papel revelador de novas possibilidades. Assim, formamos uma população com educação e senso crítico, capaz de lutar por melhores condições de vida", reflete Guiomar de Grammont, idealizadora do Fórum.

 

Fórum das Letrinhas

Projeto infanto-juvenil que integra o Fórum das Letras de Ouro Preto, o Fórum das Letrinhas tem como objetivo incentivar o hábito da leitura desde cedo.  A iniciativa é voltada à escolas da rede pública e privada do estado de Minas Gerais, e contou com palestras, rodas de conversas, lançamento de livros e jogos literários e apresentações teatrais.

 

O Fórum das Letras de Ouro Preto é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa Ouro Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Parceiros