Como usar o Instagram para divulgar a sua marca

Publicado por Mariana Brito em 26 de Setembro de 2017, 15:15
Última atualização em 26 de Setembro de 2017, 15:24

Arte: Andressa Goulart

O Instagram é uma das redes sociais de maior influência no mundo. O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários ativos na rede social e pode ser um ótimo aliado para melhorar as suas vendas. Por isso é muito importante que sua marca esteja presente no Instagram para alcançar ainda mais pessoas.

Como dissemos em nosso outro post, o marketing digital é uma peça importante para o aumento da visibilidade de qualquer empresa. Pensando nisso, é preciso estar presente nas redes sociais com um conteúdo atrativo.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca na rede social. Confira:

 

  • Instagram para empresas

Uma ferramenta muito importante oferecida pelo Instagram é o perfil empresa. Com ele é possível receber dados sobre as suas campanhas na rede social, desde as postagens ao perfil dos seus seguidores e suas interações. Dessa forma é possível descobrir quem é o seu público e adequar os seus posts à ele.

Outro benefício é que os dados de contato da empresa, como telefone, email e endereço, ficam claros na conta corporativa, o que traz mais facilidade para que a empresa seja encontrada por potenciais clientes.

Para criar um perfil empresarial no Instagram é preciso estar conectado com a página da sua empresa no Facebook. Assim, você também poderá utilizar a sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram.

 

  • Informações na biografia

A biografia é a porta de entrada para o perfil da sua empresa no Instagram, por isso, é fundamental que ela seja organizada e contenha as principais informações da sua marca.

As informações contidas na biografia devem ser curtas e diretas, já que só é possível utilizar 150 caracteres. Deixe bem claro o tipo de serviço oferecido pela sua empresa e utilize emojis para deixar a biografia mais dinâmica. Além disso, a bio é o único local em que o Instagram permite o uso de links, por isso, não deixe de colocar!

 

  • Use hashtags

O uso de hashtags (# seguido por palavras-chave) é a maneira mais fácil de um usuário encontrar postagens relacionadas ao conteúdo que estão procurando. Com as hashtags você possibilita que pessoas que não são seguidoras do seu perfil encontrem as suas postagens, uma maneira eficaz de ganhar novos seguidores. Você deve escolher hashtags que tenham a ver com o seu conteúdo ou com o público que você pretende alcançar.

Lembre-se de que o uso excessivo das hashtags em um só post pode deixá-lo poluído e afastar o seu público. Uma dica é utilizar as hashtags no primeiro comentário da postagem, assim você terá o mesmo resultado sem poluir o seu post!

 

  • Não deixe de marcar a localização

De acordo com uma pesquisa feita pela Simply Measure, o uso da localização tende a aumentar 79% do engajamento de uma postagem. Marque a localização das suas postagens o máximo possível, principalmente se você possui um negócio físico.

 

  • Produza um conteúdo dinâmico e variado

Colocar conteúdos relevantes em seu perfil é uma maneira de gerar engajamento de forma orgânica. É preciso variar entre fotos e vídeos para que o perfil da sua empresa fique mais dinâmico.

Vale lembrar que é importante divulgar os seus produtos e serviços, mas não fique preso somente à isso. Por exemplo, se sua empresa trabalha com moda, seria interessante fazer postagens com dicas de moda, looks inspirados em pessoas famosas e peças que serão tendência. Dessa forma, você traz mais informação para o seu público, deixando o seu perfil mais interessante e sem fugir do assunto principal.

 

  • Interaja com os seus seguidores

Uma boa maneira de criar um público fiel à sua marca é interagindo com eles. Para isso, crie postagens com o intuito de interagir, seja com perguntas ou call to action (ou chamada para ação, são links ou funções que levam os usuários a realizarem ações. Por exemplo: Um link escrito "Experimente agora" em alguma postagem sobre um serviço da sua empresa). Também é muito importante responder os comentários dos seus seguidores, assim você cria um grau de confiança entre eles e sua marca.

Outra forma de tornar o seu público mais próximo da empresa é mostrando o dia a dia da sua marca, seja na produção dos produtos ou backstage de algum evento. Você pode utilizar os recursos do Stories para isso!
 

Para conseguir os resultados desejados é preciso ter paciência, mas quando começar a implementar essas dicas e se dedicar, você conseguirá bons resultados em breve!

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