O curso Gestão da Patente: Proteção, Redação e Monitoramento Estratégico acontece nos dias 23 e 24 de agosto em Ouro Preto

Publicado por Andressa Goulart em 12 de Junho de 2017, 09:04
Última atualização em 07 de Julho de 2017, 11:34

Arte: Cris Mendes

A FEOP, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - a Anpei, traz para Ouro Preto os cursos do Educanpei; um novo caminho para a educação continuada. O curso Gestão da Patente: Proteção, Redação e Monitoramento Estratégico, acontece nos dias 23 e 24 de agosto em Ouro Preto e tem como objetivo conhecer os mecanismos para gerenciar a patente de forma a torná-la um forte ativo de propriedade industrial. Através de estratégias de proteção, monitoramento tecnológico e redação de patentes. Confira a programação: 

PROGRAMAÇÃO

• Gerenciamento do ativo intangível: forma de proteção (patente, segredo de negócio, licenciamento), due dilligence (auditoria de ativos intangíveis).

• Uso estratégico da patente em negócios: o valor da patente, proteção internacional, monitoramento tecnológico, cross-licensing, patentes essenciais.

• Tópicos relevantes para elaboração de um pedido de patente: matéria excluída de proteção, natureza da proteção, estado da técnica, aplicação industrial, atividade/ato inventivo, suficiência descritiva, clareza, precisão, unidade de invenção/técnico funcional.

• Estrutura do pedido de patente conforme Instruções Normativas INPI Nº 30 e 31/2013 (antigo Ato Normativo Nº127/1997): exemplo de relatório descritivo e reivindicações de pedido de patente.

ATIVIDADES / CASES / EXERCÍCIOS

• Apresentação e Estudo de Caso: identificação da natureza da invenção, reconhecimento do estado da técnica, identificação de problemas, características da invenção e soluções em apresentação de caso específico.

• Infração e extinção de direitos: crimes contra patentes e nulidade.

• Exercício: redação de um pedido de patente, aprendendo a reivindicar.

• Discussão dos assuntos abordados.

O curso tem carga horária de 16 horas e investimento de R$990. Para fazer sua inscrição acesse: https://goo.gl/xP1gxI

Parceiros