Parque Laboratorial do ITV é inaugurado em Ouro Preto

Publicado por Comunicação e Marketing em 19 de Maio de 2017, 14:30
Última atualização em 19 de Maio de 2017, 15:39

Momento de descerramento da placa inaugural dos novos laboratórios | Foto: Andressa Goulart

Com gerenciamento dos recursos e projeto de construção feito pela Fundação Educativa Ouro Preto, o Instituto Tecnológico Vale (ITV) inaugurou seu Parque Laboratorial na Universidade Federal de Ouro Preto durante cerimônia ocorrida na última quarta feira, 17. O prédio conta com uma estrutura de dois andares, salas para laboratórios e almoxarifados, sala de reuniões, além de demais espaços para abrigar as estruturas como TI, copa, banheiros e vestiários.

Dentre membros da comunidade acadêmica e do ITV, estiveram presentes na inauguração do Parque Laboratorial a reitora da Ufop, prof. Cláudia Marliére de Lima, o diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, pró-reitores da Universidade, o presidente da Feop, Ricardo Rabelo, e demais diretores do Instituto Tecnológico Vale.

Para Luiz Mello, diretor-presidente do ITV, a universidade é o cenário ideal para a construção do Parque Laboratorial por ser um "centro de produção de conhecimento, formando uma parceria mutuamente benéfica, pensando em uma mineração que diminua os riscos para os seres humanos."

Os novos laboratórios serão capazes de apoiar a criação tecnologias para a mineração do futuro, com menos impacto ao homem e ao meio ambiente, além de prever a criação de um macro-programa de pesquisa para o melhoramento do desempenho da concentração de minério de ferro por flotação.

"Essa foi só a primeira etapa de uma longa jornada que nós estamos prevendo para o futuro da Feop, ITV e Ufop. Agora que o ITV começa a funcionar, nós temos projetos de pesquisa e inovação, que já estão em gestão. E a Feop vai trabalhar dentro do conteúdo que é desenvolvido aqui", destaca o presidente da Feop, Ricardo Rabelo.

Parceiros

Petrobras
CNPQ
Finep
UFOP
Fapemig
Parque
TV UFOP
Radio
Cachaca Gestor
IMOBILIS
Trem
Fiemg
Gerdau
Gerencia Net
Vale
Samarco
Seva