Bloco Zé Pereira dos Lacaios comemora 150 anos de tradição

Publicado por Andressa Goulart em 22 de Fevereiro de 2017, 13:44
Última atualização em 22 de Fevereiro de 2017, 14:09

Arte: Cris Mendes

Ah o carnaval! Aquele gostinho de folia, diversão, tradição e muita alegria.  Assim é um dos, se não o evento mais esperado pelos brasileiros todo ano. Carnaval é cultura, é raiz, é enredo, é samba e muito Zé Pereira dos Lacaios. O bloco carnavalesco mais antigo de Ouro Preto e um dos mais antigos em atividade do país comemora em 2017 seus 150 anos de existência.

Com muita história pelas ruas da região dos Inconfidentes, o bloco nascido em 1867  tem como personagem principal o Zé Pereira.  Um português chamado José Nogueira de Azevedo Paredes, que teve a feliz ideia de desfilar pelas ruas do centro do Rio de Janeiro com foliões e músicos na época do carnaval. O fundador residia na antiga capital do Império, e ao ser transferido para trabalhar em Ouro Preto no Palácio do Governo trouxe a ideia para a cidade também, criando o bloco e arrastando o povo com animação pelas ruas Ouro Pretanas.

Hoje o bloco que é símbolo conta com cerca de 70 membros, além de baterias e bonecos gigantes que são muito conhecidos por quem escuta falar de Zé Pereira dos Lacaios. Os bonecos mais tradicionais são os mais antigos: Catitão, Baiana e Benedito que foram feito há muitas décadas e seguem por aí desfilando tradição.

Arthur Carneiro, presidente do bloco, diz que mesmo passados um século e meio de história, é possível perceber que o Zé Pereira perpetua em todas as pessoas através de histórias, e com participações da comunidade em diversos aspectos. Além de afirmar que a expectativa para o carnaval desse ano não poderia ser melhor: “o bloco vai resgatar a formação original do bloco Zé Pereira, através das roupas, das músicas originais dos Clarins que foram recuperadas, além das lanternas e carias (Capetas) que retornaram em maior número esse ano.”

 

Não perca a comemoração dos 150 anos do bloco Zé Pereira dos Lacaios!

 

Veja a programação:

O Zé Pereira do Club dos Lacaios saíra na quinta-feira fazendo a Abertura Oficial do Carnaval às 20h.

Sábado, Domingo e Terça-Feira nos horários de 14h - Zé Pereira Mirim

Domingo às 20h - Zé Pereira dos Lacaios Adulto

Parceiros

Petrobras
CNPQ
Finep
UFOP
Fapemig
Parque
TV UFOP
Radio
Cachaca Gestor
IMOBILIS
Trem
Fiemg
Gerdau
Gerencia Net
Vale
Samarco
Seva