Apoio à UFOP

A Feop é um dos principais órgãos de apoio à Universidade Federal de Ouro Preto, a Ufop. Desde 1993, a instituição realiza a gestão de projetos de pesquisas, ensino e extensão desenvolvidos pela Universidade, de forma a contribuir para o seu plano de desenvolvimento institucional e, sobretudo, na efetivação e socialização do saberes produzidos por pesquisadores e alunos.

Hoje, mais de 80% dos projetos geridos são vinculados à Ufop no tocante às questões financeira, logística, burocrática e jurídica. Estudantes de pós-graduação e iniciação científica recebem orientações e consultorias nas diversas etapas de desenvolvimento da pesquisa. Essas orientações abrangem desde a adequada concepção do projeto às maneiras racionais, legais e eficazes de aplicação dos recursos captados junto aos órgãos financiadores.

A filosofia da Feop está estritamente ligada aos seus valores, visão e missão estatuária, assim definida: “prestar serviços de apoio às comunidades científica e acadêmica, com finalidades educacional, cultural e informativa, atuando na captação e gestão de projetos, convênios e contratos de interesse da Ufop e da comunidade em geral, em benefício do desenvolvimento do Brasil”.

O apoio à Ufop distribui-se nas seguintes modalidades:
  • Projetos Acadêmicos: São os projetos de pesquisas acadêmicas desenvolvidos pela Ufop e financiadas pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig, Finep, entre outras fontes de apoio à pesquisa científica.
  • Projetos de Prestação de Serviços: São projetos geridos pela Feop e realizados em parceria com a Ufop, para a realização de serviços especializados junto à empresas privadas. Nesse segmento destacam-se os projetos com empresas como Vale, Petrobras, V&M, Gerdau, entre outras.
  • Projetos de Desenvolvimento Profissional: São desenvolvidos juntamente com a Ufop e são os Cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, os Cursos de Educação a Distancia pelo Cead/Ufop.
  • Projetos de Turismo: Relacionados às atividades turísticas que buscam desenvolver o potencial turístico e a valorização de regiões com atrativos naturais, culturais ou históricos.
  • Projetos de Tecnologia: Foco no desenvolvimento de novas tecnologias e a participação da sociedade nesse processo, tendo como destaque o Projeto Barbacena Tiradentes Cidades Digitais, o Bartir.

Parceiros

Petrobras
CNPQ
Finep
UFOP
Fapemig
Parque
TV UFOP
Radio
Cachaca Gestor
IMOBILIS
Trem
Fiemg
Gerdau
Gerencia Net
Vale
Samarco
Seva